quarta-feira, 29 de maio de 2019

Polícia prende mulher que transportava droga em carro de lotação de Lages do Batata a Jacobina

IMG-20190529-WA0000
Uma mulher acusada de tráfico de drogas foi presa na tarde desta terça-feira, 28 de maio de 2019, em Jacobina. Adla Janaína Souza Macedo, 25 anos, foi detida com três pacotes, pesando mais ou menos três quilos, com folhas análogas à maconha.

A operação para a prisão da suposta traficante começou por volta das 11h50min, quando policiais do Pelotão da Polícia Militar de Ourolândia receberam a denúncia que uma mulher, morena, com roupas escuras, estava de posse de uma grande quantidade de maconha, e trafegava de Ourolândia para Jacobina, a bordo de um veículo Onix branco.

De imediato, uma guarnição da PM saiu em perseguição para localizar o referido veículo, vindo alcança-lo no distrito de Lages do Batata. Ao abordar o condutor do veículo, o mesmo confessou que havia dado carona para uma mulher com as mesmas características descritas na denúncia. O condutor também relatou para os policiais que a citada mulher havia embarcado num carro de lotação, que saiu de Lages do Batata com destino a Jacobina.

De posse de todas essas informações, o policiais militares de Ourolândia ligaram para o Posto da ‎2ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual, que fizeram a abordagem ao veículo que transportava a suposta traficante, encontrado os três pacotes com a droga.

Presa em flagrante, Adla Janaína foi conduzida à Delegacia de Jacobina sob a escolta dos PMs de Ourolândia e a Guarnição da PRE, sob o comando do Sargento Gama.

No Complexo Policial de Jacobina, a acusada, juntamente com a droga apreendida, foi apresentada ao delegado Cleber Azevedo, que iniciou a coleta de depoimentos e provas.

No depoimento ao delegado, Adla Janaína relatou que comprou a droga pelo valor total de R$ 1.500,00, sendo que cada pacote custou R$ 500,00, e teria sido adquirido junta à uma pessoa de prenome Jerson, no Assentamento Mucunã, no município de Ourolândia.

O suposto vendedor teria deixado a droga escondida atrás de umas pedras, às margens da BA-368, nas proximidade do Assentamento Mucunã.

A acusada relatou ainda que a droga estava sendo transportada para o município de Senhor do Bonfim.

domingo, 26 de maio de 2019

Mulher joga a própria filha de 4 anos pela janela de apartamento em São Paulo

308434%2B%25281%2529
A polícia investiga a queda de uma menina de 4 anos do quinto andar de um prédio, na madrugada desta sexta-feira, na Vila Lageado, zona Oeste de São Paulo. As autoridades fazem diligências para apurar se a criança foi jogada pela própria mãe. A mulher ainda teria tentado incendiar o apartamento e também teria se jogado da janela do apartamento. 

Conforme a Polícia Militar, depois de rasgar a tela de proteção, a mulher teria jogado a menina do apartamento onde moram. A criança encontrava-se enrolada em um lençol e caiu sobre o para-brisa de um carro, o qual entrava na garagem do condomínio. Ela sobreviveu à queda sofrendo apenas arranhões e foi levada pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital das Clínicas.

Depois, de acordo com as autoridades, a mãe teria constantemente aparecido na janela e ameaçava se jogar. Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram acionados para convencê-la a descer. Quase duas horas de negociação, os agentes resolveram entrar no apartamento quando ela ateou fogo em uma cortina. Diante da aproximação das equipes de resgate, teria pulado pela janela. Ela foi socorrida e levada, em estado grave, para o Hospital das Clínicas.

Três equipes do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência, encaminhada pra o 91º Distrito Policial. Parentes estiveram no local e acompanharam a negociação. Um funcionário do prédio contou que a família vive há cerca de três meses no apartamento, de aluguel.

Motociclista corre risco de ficar paraplégico, vítima de acidente em Umburanas

20190526_152725

Na tarde deste domingo, 26 de maio de 2019, Alessandro da Silva Ribeiro, 31 anos, foi transferido do Hospital Municipal de Jacobina para Salvador, vítima de queda de moto em Alagadiço de Umburanas.

Segundo informações, no acidente Alessandro sofreu escoriações pelo corpo e lesão na coluna cervical e corre o risco de ficar paraplégico.

Bastante abatido, o seu pai João Ribeiro lembra de todos os conselhos que deu para Alessandro, para que o mesmo controlasse o acesso de álcool.

"Agora ele corre o risco de ficar para sempre em cima de uma cama ou em uma cadeira de rodas e eu estou acabado, por não ter conseguido lhe convencer do risco que corria" disse o senhor João Ribeiro antes de seguir com seu filho em uma ambulância da Prefeitura de Umburanas. 

Fonte: Augusto Urgente! 
20190526_153453

terça-feira, 21 de maio de 2019

Taurus afirma que decreto de Bolsonaro libera venda de fuzil

csm_taurus-fuzil-t4_66816c8221

A fabricante de armas brasileira Taurus informou nesta segunda-feira, 20, que o decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, que facilitou o acesso de civis a armamentos, também inclui a possibilidade de a população comprar um fuzil, o T4 semiautomático de calibre 5,56.

À TV Globo, a empresa disse aguardar a entrada em vigor da regulamentação para "imediatamente atender os clientes". "Temos uma fila de 2 mil clientes", informou a empresa, que tem sede no Rio Grande do Sul. "Estamos preparados para atender em até três dias as demandas dos nossos clientes."
A reportagem contatou a fabricante na noite de segunda-feira, mas não obteve resposta sobre o assunto. A Casa Civil, ligada ao Palácio do Planalto, disse que o decreto não enquadra o fuzil T4 como arma de uso permitido. Segundo o órgão, a arma "é de uso restrito e, por isso, o cidadão comum não consegue adquiri-la". "A informação não procede", declarou.

Em 2017, quando Bolsonaro já se apresentava como candidato à Presidência, ele esteve em um stand da Taurus durante uma feira de produtos de segurança e disse que o T4 seria liberada para alguns grupos. "Se eu chegar lá, você, cidadão de bem, vai ter num primeiro momento isto aqui em casa (e aparece segurando uma pistola). E você, produtor rural, no que depender de mim, vai ter isto aqui também (e aparece segurando um fuzil T4). Cartão de visita para invasor tem que ser cartucho grande mesmo, com excludente de ilicitude, obviamente."

Potência
O decreto do presidente aumentou o limite da energia cinética das armas permitidas para 1.620 joules; a Taurus diz que a energia cinética do seu T4 é de 1.320 joules. Bolsonaro assinou o decreto no dia 7 e, entre as mudanças, o documento liberou o uso de armamento restrito. Além disso, o texto prevê que 19 categorias não tenham de comprovar a efetiva necessidade para portar armas. 

O texto é contestado pelo Ministério Público Federal na Justiça e por partidos no Supremo Tribunal Federal.

Juazeiro: Mãe suspeita de matar filho afogado em lagoa comenta caso e depoimento é perturbador

pol%25C3%25ADcia-civil-bahia
O depoimento de Marília Santos Silva, de 35 anos, suspeita de matar o próprio filho, de um ano de idade, afogado em uma lagoa em Juazeiro (BA), é um tanto perturbador. O caso aconteceu no final da manhã de ontem (20), próximo ao Residencial São Francisco. A Polícia Civil já confirmou que ela sofre de transtornos mentais, o que fica bem evidente em um vídeo que circula na internet que mostra a suspeita sendo questionada sobre o caso. (Não vamos divulgar as imagens).

Quando perguntado qual o nome do seu filho, Marília parece não saber e fica tentando lembrar. O nome da criança é João Evangelista Marques da Silva, nasceu em 6 de abril de 2018. Ela relata que estava andando com o bebê, escorregou e ele caiu. Marília também diz que estava com problemas de saúde, tomando remédio.

Quando questionada por que não voltou para salvar a criança, ela diz que estava andando e foi para casa. “Fiquei agoniada, sem saber para onde ir… eu tava caminhando com ele“, diz a mulher. O Blog vai procurar a Polícia Civil novamente para saber quais medidas serão adotadas neste caso.


Prefeitura de Jacobina desapropria o Hospital Regional Vicentina Goulart

01
O decreto 078, publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (21), declarou de utilidade pública e para fins de desapropriação o Hospital Regional Vicentina Goulart, localizado na Rua Alberto Torres, bairro dos Índios, em Jacobina.

Conforme o decreto, a área, sob posse e domínio da Associação Jacobinense de Assistência (AJA), passa a ser, a partir de agora, do Município de Jacobina. O decreto elenca algumas considerações pelas quais a prefeitura de Jacobina adotou tal medida. Entre elas estão "a necessidade de ampliação de leitos hospitalares, atendimentos ambulatoriais, atendimento de urgência e emergência, exames laboratoriais e de imagens; implantação de Unidade de Saúde de Tratamento Intensivo (UTI) para adultos e ampliação do sistema especializado médico hospitalar".

A desapropriação deve acontecer em caráter de urgência, conforme estabelece o decreto. A prefeitura de Jacobina destaca ainda que a desapropriação deverá ocorrer de forma amigável, porém não descarta a possibilidade de uma ação judicial em caso de descumprimento.

Uma comissão será formada pelo prefeito de Jacobina, Luciano Antônio Pinheiro (DEM), com a finalidade de iniciar o processo de indenização.

Fechado há 6 anos
O Hospital Regional Vicentina Goulart está desativado desde 2013, ainda na gestão do ex-prefeito Rui Macedo. Desde então, o município de Jacobina vem sofrendo com problemas relacionados à saúde, falta de leitos, atendimentos reduzidos, mortes por falta de atendimento especializado e muitas reclamações dos cidadãos.

Na época em que foi desativado, promotores de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) afirmaram que 'uma disputa político-partidária levou à rescisão do contrato entre o Município e a Associação Jacobinense de Assistência (AJA), gestora da unidade'.

Sendo Jacobina a cidade polo da microrregião, o fechamento do Hospital Regional afetou 18 municípios e causou um impacto sem precedentes na saúde dos jacobinenses.

Fonte: Jacobina Notícias

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Mulher acusada de assassinar o marido em Ourolândia é presa em Lages do Batata de Jacobina


IMG_2019-05-17_06-34-54
No final da tarde desta quinta-feira, 17 de maio de 2019, Eliana Santos de Jesus, conhecida como “Dai”, foi presa pela Polícia Militar no distrito de Lages do Batata, município de Jacobina, acusada de assassinato.

Segundo informações do site Sertão Livre, Eliana é suspeita de participação no assassinato do próprio marido a facadas, um jovem de pronome Geovane, ocorrido na última quarta-feira (16) na cidade de Ourolândia.

Ainda de acordo com informações, antes de vir a óbito Geovane teria indicado para a polícia os nomes dos autores do crime, sendo Eliana e mais duas pessoas que estão foragidas.

Não há informações sobre a motivação do crime e após a prisão, Eliana foi encaminhada para a delegacia de Jacobina, onde aguarda a conclusão da investigações por parte da Polícia Civil.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Filho de 21 anos mata a mãe a facadas e choca população de Paulo Afonso

IMG_2019-05-14_16-36-25
A assessora parlamentar, Jane Neves, 42 anos, foi morta a facadas pelo próprio filho no Conjunto Habitacional Amanda Moraes, no Bairro Barroca, em Paulo Afonso (BA).

O crime aconteceu no início da tarde desta terça-feira, dia 14. Segundo as primeiras informações, o autor do crime identificado pelo prenome de Rafael, 21 anos, queria dinheiro da mãe para comprar droga, e após uma rápida discussão, desferiu golpes de faca na vítima que morreu no local. Logo após o crime, o autor foi preso em flagrante pela polícia militar.

O assassinato de Jane chocou a população de Paulo Afonso, principalmente porque a vítima era uma pessoa muito querida e amada na sociedade. Ela era assessora parlamentar da vereadora Leda Chaves, e câmara, cultivou grandes amizades.

Ainda segundo informações, o criminoso era o filho mais velho de Jane (mãe de cinco filhos), e mesmo tendo problemas com o vício das drogas nunca deixou de amá-lo. Recentemente, Rafael passou por um tratamento em uma clínica de recuperação. Como ele também era portador de esquizofrenia, um surto pode ter levado a cometer tamanha barbárie.

Rafael foi levado para a DEAM (Delegacia da Mulher) de Paulo Afonso onde responderá pelo crime de feminicídio qualificado.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Se um homem entrar na minha casa, é para meter chumbo mesmo', afirma Bolsonaro

IMAGEM_NOTICIA_5

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a defender o direito legítimo de defesa pessoal do cidadão, ao comentar o decreto de porte de armas assinado na última semana.

"Eu, por exemplo, como homem, tenho que defender a minha mulher. Sei que se um homem entrar na minha casa, é para barbarizar, então é para meter chumbo mesmo", afirmou, em entrevista à rádio Bandeirantes. "Se alguém entrar na sua casa, tem que descarregar nele", aconselhou.

Bolsonaro ainda voltou a argumentar que, em referendo em 2005, a maioria da população disse que era a favor do comércio de armas, mas que não foi atendida pelo governo. BN

Torcedores violentos serão impedidos de entrar no Brasil para Copa América

IMAGEM_NOTICIA_5

Torcedores violentos serão impedidos de entrar no Brasil para Copa América 2019. A medida é do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, conforme publicado na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União (D.O.U). 

A portaria estabelece instruções relativas à medida de impedimento de ingresso no país de pessoa que conste nos sistemas de controle migratório como "membro de torcida envolvida com violência em estádios" durante o período da Copa América 2019, a ser aplicada pelos servidores responsáveis pelo controle fronteiriço e de atividades de fiscalização migratória nos portos, aeroportos internacionais e pontos de fiscalização terrestre de migração. O torneio continental de seleções vai acontecer entre os dias 14 de junho e 7 de julho.

Os jogos da Copa América vão acontecer em cinco cidades brasileiras, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A Arena Fonte Nova, na capital baiana, vai receber cinco partidas, sendo quatro pela primeira fase e um confronto das quartas de final. BN

sexta-feira, 10 de maio de 2019

'Era símbolo sexual, virgem e suburbana', relembra Xuxa sobre início da carreira

IMAGEM_NOTICIA_5

A apresentadora e modelo Xuxa Meneghel vai dedicar um pouco mais de seu tempo à escrita. Ela estreou uma coluna na revista Vogue, nesta segunda-feira (6) para narrar fatos de sua trajetória e lições de vida, abrindo contato mais direto com o público. No seu primeiro texto, ela conta, de forma breve, a sua trajetória do Rio Grande do Sul até o estrelato e como toda essa experiência a dará conteúdo para escrever na revista um vez por mês.

"Eu era símbolo sexual, virgem, suburbana, interiorana e para completar engatei um relacionamento com o maior ídolo desse país, Pelé, com quem fiquei durante seis anos. Depois, mais dois anos com outro grande símbolo: Ayrton Senna. E, pra completar tinha um programa das 8h as 12h, todas as manhãs, na maior emissora de televisão do Brasil, a Globo. Acha que é pouco?". Como não é pouco, Xuxa não deve sentir falta de histórias para contar e afirma que seus textos terão vitórias, mas também os sufocos pelo qual passou. Nessa primeira coluna, ela também revela que quase morreu no parto e, por isso, recebeu esse nome". 

"Meu pai teve que escolher entre salvar a vida do bebê ou da mãe (claro que escolheu a mãe). Então, por uma promessa e um milagre, meu pai me deu o nome de Maria da Graça". A bebê chegou em casa e recebeu o apelido de Xuxa de seu irmão mais velho, Blad. Já na adolescência foi descoberta por olheiros no trem e, logo, seria capa de revistas internacionais. BN

Policial militar é baleado por colegas após suspeita de tentar matar morador de rua

.com/proxy/

Um policial militar foi baleado por outros colegas de corporação por suspeita de tentar assassinar um morador de rua, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, na madrugada desta última quinta-feira (09). Segundo a PM, o agente foi atingido de raspão na mão, foi detido e aguarda audiência de custódia no 15° Batalhão da Polícia Militar.

Conforme a polícia, uma equipe do 15º BPM foi acionada para apurar uma denúncia de que um homem estava tentando atirar contra um morador de rua, ao chegar no local, os policiais pediram para o homem parar, mas ele não atendeu. Por conta disso, acabou sendo baleado.

Após ser ferido, o suspeito se identificou como policial recém-formado e lotado em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Antes de ser levado para a delegacia, ele recebeu atendimento médico no Hospital de Base de Itabuna. O homem em situação de rua não ficou ferido. O caso está sendo investigado pela delegacia da cidade.

Pai e filho são assassinados a tiros

pf

Pai e filho foram assassinadas a tiros na noite desta quarta-feira, 8, no bairro Nova Esperança, em Feira de Santana, por volta das 22h30. As vítimas estavam na rua Fartura quando foram surpreendidos por criminosos.

Valdemy Rodrigues de Souza, 44 anos, foi atingido na barriga, e Denilson Morais de Souza, 21 anos, foi morto com um tiro na testa. 

Segundo informações, o irmão de Valdemy disse que as vítimas eram inocentes e que não eram os alvos dos bandidos. “Meu outro sobrinho teve uma briga e vieram para matar ele, aí meu irmão tomou a frente e eles atiraram no meu irmão e sobrinho. Nunca brigou com ninguém, meu irmão era direito e trabalhador. O meu outro sobrinho que morreu trabalhava também e o sonho dele era ser PM e aconteceu essa tragédia na família”, contou.

As investigações serão iniciadas para localizar os suspeitos e a motivação crime. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Fonte: A Tarde, com informações do Acorda Cidade

terça-feira, 7 de maio de 2019

Bolsonaro assina decreto que flexibiliza o porte de armas

IMAGEM_NOTICIA_5

O presidente Jair Bolsonaro, assinou na tarde desta terça- feira (7), o decreto que facilita o porte de armas. A medida vale para colecionadores, caçadores e atiradores esportivos, segundo o governo.

A ideia do governo é "desburocratização do mercado de armas e munições" e o presidente assegurou que foi até o limite da lei. "O que a lei abriu a oportunidade, nós fomos lá", afirmou.

"Eu sempre falei nas minhas andanças pelo Brasil ao longo dos últimos 4 anos, que a segurança pública começa dentro de casa", relembrou Bolsonaro.
O chefe do Executivo comentou que a decisão foi conjunta: "Quando discutimos aqui, eu, [Sérgio] Moro e o Fernando [Azevedo]. Justiça e Defesa, basicamente. O Onyx [Lorenzoni] entrou meio perdido. Apesar de, por vezes, eu defender o Norte verdadeiro, o Moro o Norte geográfico e o Fernando o Norte magnético, nós fomos para frente nesse decreto", metaforizou o presidente.


Padilha volta a criticar Moro e diz que ministro virou 'moeda de troca'

IMAGEM_NOTICIA_5

O cineasta José Padilha fez criticas ao atual ministro da Justiça e Segurança Público Sergio Moro durante a coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira (7), sobre a segunda temporada de "O Mecanismo", produção brasileira da Netflix. 

Ao ser questionado sobre um artigo que escreveu para o jornal Folha de S.Paulo, no dia 16 de abril, em que afirmou reconhecer o "erro que cometeu" ao ter apoiado Moro (veja aqui), ele explicou: "Aliar-se à família Bolsonaro foi a tragédia pessoal de Moro. Se ele for inteligente, estará arrependido". 

Padilha ainda apontou, que para ele, o ex-juiz está sendo usado como "moeda de troca" para negociação de votos no Congresso. "Bolsonaro não tem maioria no Congresso e está usando Moro para aprovar as reformas", afirmou. Além disso, o diretor alfinetou que "Moro saiu de herói nacional para salame fatiado e entregue para o centrão para provar a reforma da previdência. É assim que vejo o futuro da Lava Jato". 

Sobre "O Mecanismo", que é inspirado na Operação Lava Jato, que foi comandada por Moro, o diretor de "Tropa de Elite" se explicou: "Não é que eu defendia Moro, mas estava contando uma história e tinha à mão apenas os fatos daquele momento". José Padilha informou que colocou críticas à operação na nova temporada da série, como os vazamentos de áudios dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. BN