sábado, 31 de agosto de 2019


Comerciante é morto a tiros na região do Aeroporto de Jacobina

20190830_230521
Na noite desta sexta-feira, 30 de agosto de 2019, um homem conhecido como como Zé Paraíba foi assassinado a tiros dentro do seu bar  na estrada de acesso ao Clube dos Maçons, na região do Aeroporto de Jacobina.

Segundo informações, dois elementos que chegaram em uma moto e efetuaram vários tiros na direção de Zé Paraíba, que morreu no local.

Não há informações sobre a motivação do crime, a polícia encontra-se no local e o corpo será recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica para o IML de Jacobina.

Zé Paraíba cuidava de cavalos em seu haras, onde funcionava também como bar durante as madrugadas, sendo um local bem visitado.
Fonte: Augusto Urgente!
20190830_222400

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

 

Polícia Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Ourolândia

1
Na manhã desta quarta-feira, 28, a guarnição do 5º Pelotão, de serviço em Ourolândia, recebeu denúncia anônima de que um homem estava portando uma arma de fogo e ameaçando algumas pessoas na rua Beira Rio.

Munido das informações passadas, os policiais se deslocaram até o local indicado e, após realizar abordagem e busca pessoal nas pessoas ali presentes, encontrou na cintura de uma delas um 01 (um) revólver Cal.32 com 01 (um) cartucho intacto.

Foi dada voz de prisão e o indivíduo foi conduzido e apresentado na Delegacia de Ourolândia, onde foi lavrado o Flagrante.

"Parabenizo os policias por retirarem de circulação mais uma arma de fogo que poderia ser utilizada no cometimento de vários crimes. A 24ª CIPM estará sempre vigilante, atuando de forma a garantir a paz e a ordem em sua área de responsabilidade”, disse o Maj PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019


Feira: idoso de 83 anos agredido com soco tem morte cerebral confirmada

IMAGEM_NOTICIA_5
O idoso, de 83 anos, agredido com um soco no rosto quando andava em uma rua de Feira de Santana (ver aqui) teve a morte cerebral confirmada por um hospital particular da cidade, onde estava internado. Segundo o Acorda Cidade, a informação foi veiculada nesta segunda-feira (27). Jaime Rocha da Luz foi agredido por um homem no dia 12 de agosto, dia no aniversário dele.

Depois da agressão, o homem foi levado ao hospital onde ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave. A filha do idoso, Mônica Domingues Rocha, informou que a situação dele era grave devido a idade avançada. O homem teve um edema cerebral, hemorragia intracraniana, além de ter uma piora na região renal. 

 

Artista será indenizado em 20 salários mínimos por TV São Francisco usar escultura em cenário

IMAGEM_NOTICIA_5
O artista plástico juazeirense Ledo Ivo Gomes de Oliveira será indenizado em 20 salários mínimos pela TV São Francisco após a emissora usar uma escultura como cenário. A decisão, da 3ª Vara de Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Juazeiro, foi mantida pela desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, da Segunda Câmara Cível.

O escultor alega que a obra denominada Nego D'Água, que foi colocada em logradouro público, nas margens do Rio São Francisco pela prefeitura em agosto de 2003, foi utilizada como cenário nas três edições jornalísticas da TV São Francisco sem que ele tenha permitido. Ele ainda destaca que a TV não teria "anotado diariamente o crédito de autoria da obra". Por essas razões, ele pediu a condenação da empresa ré ao pagamento de indenização pelos danos morais decorrentes da não veiculação do nome do autor da obra, bem como danos materiais pela utilização indevida. 

A empresa ofereceu contestação e alegou que a ação é "oportunística e temerária, tratando-se de uma aventura, embora ingênua, asseverando que não lhe assiste razão, pois o cenário dos telejornais da ré apresenta como pano de fundo, atrás de cortina de vidro, paisagens que identificam a cidade de juazeiro, quais sejam, o Rio São Francisco, com a majestosa ponte, vendo-se ainda, ao lado, uma silhueta de uma escultura pública, componente da paisagem e ali colocada pela Prefeitura Municipal já mais de 15 (quinze) anos, argumentando que não há qualquer utilização ou exploração da escultura, seja de forma direta ou indireta". 

Na sua decisão, o juiz Ednaldo da Fonsêca Rodrigues disse que "não se tem dúvida de que o autor da obra de arte plástica, ao alienar o objeto em que ela se materializa, transmite o direito de expô-la, mas não transmite ao adquirente o direito de reproduzi-la, consoante preconiza o artigo 77 da lei nº 9.610/98". 

O documento ainda informa que são direitos morais do autor o de reivindicar, a qualquer momento, a autoria da obra, e também de ter o seu nome pseudônimo, ou sinal convencional indicado ou anunciado como sendo o do autor, na utilização de sua obra, como bem preconiza o artigo 24, da citada lei. 

"Pois bem. 'quem na utilização, por qualquer modalidade, de obra intelectual, deixar de indicar ou de anunciar, como tal, o nome, pseudônimo, ou sinal convencional do autor', além de responder por danos morais fica obrigado a divulgar-lhes a identidade na forma imposta pelo artigo 108 do multicitado instituto jurídico".

"Trata-se, pois, exclusivamente de danos morais, não se apurando os alegados danos materiais. Assim, entende-se ser razoável a condenação, fixando-se o valor ao equivalente a 20 (vinte) salários mínimos, pela infração cometida pela parte ré", decidiu a sentença. 

No recurso, relatado pela desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, a empresa alega que a divulgação de imagens da obra do artista "não justifica qualquer indenização, pois 'a obra em questão foi negociada entre o recorrido e o Município de Juazeiro/BA (transação financeira), tornando-se a estátua do Nego D´água ponto turístico da cidade de Juazeiro/BA, juntamente com o Coreto da Praça da Misericórdia, a Estátua Santiago Maior, a ponte presidente Dutra, o Saldanha Marinho (Vaporzinho) etc'".

A TV São Francisco defende ainda que "competindo a propriedade do bem ao aludido Ente Público, não há falar em prévia autorização do requerido para sua divulgação". Ainda argumenta que, de acordo com os termos do artigo 48, da Lei Nº 9.610/98, a escultura do artista pode ser livremente representada, por estar localizada em logradouro público, de forma permanentemente, não havendo direito à indenização pelo autor da obra. 

A empresa televisiva requereu o provimento do apelo, para que fosse reformada a sentença e julgados improcedentes os pedidos iniciais, ou, ao menos, reduzido o valor arbitrado para a reparação moral. Pediu, ainda, adequação da base de cálculo da verba honorária. Pimentel, contudo, manteve a indenização arbitrada, votando apenas pelo provimento parcial ao apelo, para que os honorários de sucumbência fixados na origem incidam sobre o valor da condenação, mantendo inalterada a sentença em seus demais aspectos. BN

Região de Irecê: Criança de apenas 7 anos é assassinada a golpes de faca no município de América Dourada

.com/proxy/
No início da tarde desta quarta-feira (28), uma criança de apenas 7 anos, identificada por Ítalo Andrade Cardoso foi morta com golpes de faca. O crime ocorreu na localidade de Soares, interior do município de América Dourada, região de Irecê.

De acordo com as primeiras informações, um homem conhecido por Gleison é o suspeito de cometer o crime. Após assassinar a criança, ele fugiu com a faca, arma utilizada no crime.

A Polícia Militar fez buscas na região e localizou o suspeito. O corpo da vítima será removido para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê.

O crime chocou moradores de toda região. O caso será apurado pela Polícia Civil. O suspeito está sendo nesse momento apresentado à Delegacia de Polícia Civil local.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

 

Atos pró-Bolsonaro e Lula Livre no mesmo dia mostram certa maturidade da democracia

IMAGEM_NOTICIA_5
Viva a democracia! Não que ela esteja vivendo o seu melhor momento no Brasil. Porém foi bom saber que, no mesmo dia, foi possível ver manifestações pró-governo de Jair Bolsonaro e um festival “Lula Livre” nas imediações do Farol da Barra em Salvador. Não deixa de ser uma prova de que, por mais que muitas estruturas democráticas estejam sob questionamento, ainda é possível ter liberdade de expressão no Brasil – tanto a favor quanto contra o governo. Precisamos, sem dúvidas, preservar essa condição.

O domingo começou marcado por mobilizações a favor de mudanças no Supremo Tribunal Federal (STF). Pelo menos era esse o pano de fundo geral das manifestações, que, ao final, foram favoráveis ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Foi um ato menor do que os anteriores realizados nos mesmos moldes, mas ainda assim foi possível reverberar o conteúdo “pró-bolsonarismo”.

À tarde, a defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou tomando corpo em um formato de festival. Segundo relatos, a expectativa por shows musicais de artistas que apoiam o petista foi ligeiramente frustrante. Após algumas poucas músicas, os artistas partiam para a militância política, o que reduziu o impacto de “festival cultural”. Porém, se alguém eventualmente achou que haveria shows, estava errado. O “Festival Lula Livre” é um ato partidário, ainda que insistam em tratar como algo político. Acredito então que ninguém tenha sido enganado a ponto de achar que não aconteceria nada politizado por lá.

Independente de lado, todavia, o que foi relevante no domingo foi o fato de, pelo menos na Bahia, não ter tido nenhum tido de embate entre os manifestantes. Uma mobilização ficou pela manhã e a outra pela tarde. Apesar de coincidir no dia, houve sensatez de não buscarem confrontos diretos de um lado ou de outro. Ponto positivo para a democracia, que sobrevive aos trancos e barrancos no país como um todo. Por mais que sintamos receio do que pode vir a acontecer no futuro, no presente não estamos tão ruins quanto parece.

Torço, sinceramente, para que consigamos seguir nesse ritmo durante muito tempo. Até agora, o acirramento na vida real é bem menor do que nos campos de batalha virtual, onde registramos o tempo inteiro agressões e ataques, muitas vezes desmedidos, apenas por alguém pensar diferente de nós. Mas com entraves cheios de animosidade, entre mortos e feridos, pelo menos neste domingo salvaram-se todos.

Este texto integra o comentário desta terça-feira (27) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Clube FM, Líder FM e RB FM. BN
 

Mulher é assassinada a tiros na Lagoinha em Jacobina


20190827_123828
Por volta das 11h desta terça-feira, 27 de agosto de 2019, uma mulher, Aline Barbosa da Silva, foi assassinada com disparos de arma de fogo na Av Luís Alberto Dourado de Carvalho, altura da Lagoinha em Jacobina.

Segundo informações, quatro elementos em um veículo chegaram no local e efetuaram vários disparos contra a vítima, que faleceu no local. A Polícia Militar e Guarda Civil Municipal encontram-se no local e as investigações ficam a cargo da Polícia Civil.

Não há informações sobre a motivação do crime e o corpo da vítima que já tinha passagens pela delegacia, será recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica para o IML de Jacobina.
Fonte: Augusto Urgente!
 

Traficante responsável por morte de criança e várias pessoas é interceptado por operação conjunta enquanto passeava tranquilamente em Aracaju

2dejaneiro
O traficante Manoel Paulo Laurentino dos Santos, o 'Paulão', responsável pelo homicídio do pequeno Lucas, de 9 anos, e de um adolescente de 16, foi localizado pela polícia na tarde deste sábado (24), enquanto passeava na cidade de Aracaju, em Sergipe. Os crimes aconteceram em julho, em Gandu.

A operação integrada entre as Secretarias da Segurança Pública da Bahia e de Pernambuco revelou que Paulão estava escondido em um imóvel alugado, na praia de Atalaia, e dirigia um veículo blindado.

Paulo liderava uma quadrilha responsável pelo tráfico de entorpecentes nas cidades de Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Gandu, Ubaitaba e Ibirapitanga. O criminoso era investigado por diversos homicídios, incluindo o assassinato dos jovens e de Romildo Domingos da Silva, carcereiro da Delegacia de Gandu.

Paulão tinha mandado de prisão em aberto e resistiu a abordagem policial, disparou contra às equipes e foi atingido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com o traficante foram encontrados um revólver calibre 38 e munições.

A operação batizada de 'O Iluminado' contou com a participação da Superintendência de Inteligência da SSP, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da 60ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Gandu), do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Valença), da Polícia Federal e da Polícia Militar de Pernambuco.

domingo, 25 de agosto de 2019

 

Marcos Fernandes venceu a 34ª Corrida Duque de Caxias de Jacobina

20190825_091925
Na manhã deste domingo, 25 de agosto de 2019, milhares de atletas vindos de várias cidades, estados e países deram a largada na 34ª Corrida Duque de Caxias ao lado do Estádio José Rocha em Jacobina.

Marcos Fernandes da Cruz foi p primeiro colocado no masculino, com o tempo de 29:43h. Já no feminino Marili dos Santos foi a primeira colocada com o tempo de 36:26h.

O prefeito Luciano Pinheiro e o presidente da Câmara de Vereadores Juliano Cruz também participaram da entrega da premiação.

O evento contou com apoio do SMTT, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Tiro de Guerra.
Fonte: Augusto Urgente!

20190825_091456

20190825_081042

20190825_081109

 

Marcos Fernandes venceu a 34ª Corrida Duque de Caxias de Jacobina

20190825_091925
Na manhã deste domingo, 25 de agosto de 2019, milhares de atletas vindos de várias cidades, estados e países deram a largada na 34ª Corrida Duque de Caxias ao lado do Estádio José Rocha em Jacobina.

Marcos Fernandes da Cruz foi p primeiro colocado no masculino, com o tempo de 29:43h. Já no feminino Marili dos Santos foi a primeira colocada com o tempo de 36:26h.

O prefeito Luciano Pinheiro e o presidente da Câmara de Vereadores Juliano Cruz também participaram da entrega da premiação.

O evento contou com apoio do SMTT, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Tiro de Guerra.
Fonte: Augusto Urgente!

20190825_091456

20190825_081042

20190825_081109

20190825_081142

20190825_081147

20190825_081233

20190825_081251

20190825_081303

20190825_081327

20190825_081425

20190825_081435

20190825_081449

20190825_081521

20190825_081744

20190825_081849

20190825_081907

20190825_082001

20190825_082022

20190825_082049

20190825_082102

20190825_082126

20190825_082246

20190825_082409

20190825_082535

20190825_082600

20190825_082623

20190825_082722

20190825_083001

20190825_083226

20190825_083318

20190825_083330

20190825_083333

20190825_083411

20190825_083424

20190825_083500

20190825_083512

20190825_083533

20190825_083546

20190825_083706

20190825_083746

20190825_083842

20190825_083917

20190825_083957

20190825_084027

20190825_084142

20190825_084425

20190825_084634

20190825_084655

20190825_084956

20190825_085036

20190825_085152

20190825_090658

20190825_090722

20190825_090749

20190825_090801

20190825_090844

20190825_090913

20190825_094436

20190825_094511

20190825_094529

20190825_094539

20190825_094557

20190825_094700