quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

 Página inicialMunicípio

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA
Dois macacos foram colocados para levantar o veículo na tentativa de retirar o garoto, mas ele morreu na hora

Um pré-adolescente ainda sem identificação morreu no fim da tarde desta quarta-feira, 29, vítima de atropelo em Caldas do Jorro, distrito de Tucano, município do Território do Sisal.

O momento do acidente foi registrado às 17h13 em um cruzamento próximo ao Colégio Rômulo Galvão. A imagem mostra a vítima pedalando sobre a calçada e não consegue frear e cruza a rua, momento que surge um carro de passeio fazendo conversão à esquerda e atinge a bicicleta com o pré-adolescente em cheio, mas não é possível ver na imagem que a bicicleta e o garoto ficaram debaixo do carro, conforme foto acima.

Uma equipe do SAMU 192 foi acionado para prestar o socorro, mas ao chegar, nada pôde ser feito, pois, a vítima não apresentava sinais vitais.

Até a publicação desta matéria, não tivemos a informação também da identidade do condutor do carro.

 


 Luís Carlos de Jesus Silva, 33 anos, conhecido como Nana, faleceu na noite desta sexta-feira, 24 de dezembro de 2021, no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, após ter sido atingido por um veículo Dodge Ram desgovernado que invadiu a loja Verdes Mares na Rua Cel Hermenegildo no Bairro da Missão em Jacobina.

Luís foi a terceira vítima fatal do acidente, sendo que Roque Ferreira da Silva, 68 anos, também faleceu no hospital e Marcelo Messias da Costa Silva, 34 anos, veio a óbito no local do acidente, ficando preso embaixo da roda do veiculo.

Segundo informações, outras duas pessoas também ficaram feridas, sendo que uma delas poderá ser transferido para Salvador, devido a gravidade dos ferimentos.

O condutor do veículo, o servidor público Petrônio Souza, apresentando sinais de embriaguez, não se feriu com gravidade e após ser atendido na UPA 24h, foi conduzido pela Polícia Militar para a delegacia.

Um amigo da família contou para a nossa redação, que Luís Carlos estava comprando cimento para fazer um mutirão de construção de sua casa no acesso para o Barro Branco, fato que deixa todos consternados, por ser uma pessoa de bem, que sonhava com o seu abrigo.

Fonte: Augusto Urgente!

Roque Ferreira (68) e Marcelo Messias (34) foram as duas primeiras vítimas fatais


quarta-feira, 24 de novembro de 2021

 

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de hoje (23) um projeto de lei que aumenta a pena dos crimes de calúnia, difamação e injúria cometidos em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. No caso desses crimes, a pena atual prevista pelo Código Penal é de um mês a dois anos a depender do crime. Pelo projeto, essa pena sofreria um agravante e seria aumentada em um terço. Texto segue para análise do Senado.

O projeto estabelece que os crimes de calúnia, difamação e injúria cometidos no contexto de violência contra a mulher não dependerão mais exclusivamente da queixa da ofendida, podendo o Ministério Público oferecer a denúncia e também não será permitida isenção de pena para os acusados que se retratarem antes da sentença condenatória quando o crime ocorrer nesta situação específica.

Para o crime de ameaça, também abrangida pelo projeto, a pena atual de detenção de um a seis meses ou multa passa para detenção de seis meses a dois anos e multa quando ocorrer no contexto de violência contra a mulher.

O projeto ainda muda o Código do Processo Penal para prever que o juiz determine ao agente preso em flagrante o uso de tornozeleira eletrônica, sem prejuízo de outras medidas cautelares, quando da audiência posterior à prisão em flagrante, quando o crime envolver a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Também houve uma mudança na Lei Maria da Penha que permitirá que o delegado de polícia providencie o afastamento imediato do agressor do lar da vítima se verificada a existência de risco atual ou iminente à vida dela ou à sua integridade física ou psicológica ou de seus dependentes.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

 

Na madrugada desta segunda-feira, 01 de novembro de 2021, a jovem Carolina Santos Silva, 22 anos, foi encontrada sem sinais vitais com marca de disparo de arma de fogo, tipo espingarda, dentro de sua residência na Rua Nova, na cidade de Ourolândia.

Segundo informações do Jacobina Notícias, Carol como era conhecida foi assassinada na frente de duas crianças pequenas, suas filhas com o seu companheiro Robeilton Lopes da Silva, que está sendo procurado pela Polícia Militar, apontado como o principal suspeito de crime se feminicídio.

O corpo de Carol foi encaminhado pelo Departamento de Polícia Técnica para o IML de Jacobina, de onde será liberado para sepultamento. 
Fonte: Augusto Urgente!

sábado, 30 de outubro de 2021

 Página inicialBahia

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA


O professor José Eduardo Menezes Castro de Jesus, 42 anos, foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira (29/10), em Feira de Santana, distante cerca de 100 quilômetros de Salvador. Ele estava desaparecido desde a última quarta-feira (27/10), quando saiu de casa e não retornou.

O carro de Eduardo foi encontrado abandonado, no Jardim Cruzeiro. Já o corpo estava enterrado nos fundos de um imóvel, no mesmo bairro. Ele estava sem roupa e apresentava lesão na cabeça. A polícia informou que já tem uma linha de investigação, mas por enquanto não divulgará detalhes.

Fonte: Informe Baiano

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

 Página inicialRegião

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

Na noite desta quarta-feira (27), duas pessoas foram baleadas na cidade de Ourolândia, na região de Jacobina. Uma mulher e uma criança foram atingidas por balas perdidas. O fato aconteceu na Rua da Umburanas.

De acordo com informações de populares, a mulher identificada como Dinelza estava sentada na calçada de uma vizinha, quando homens armados passaram atirando contra um rapaz, que fugia desesperadamente pela Rua da Umburanas.

Durante a perseguição, vários tiros foram disparados, sendo que uma das balas acertou a senhora Dinelza, que foi atingida na altura da barriga, sendo socorrida para o Hospital Municipal de Ourolândia e depois transferida para a cidade de Feira de Santana.

Ainda segundo o relato dos moradores, uma criança que também estava brincando na rua, acabou sendo atingida de raspão.

A noite foi de medo e pânico para os moradores da Rua da Umburanas, que ficaram extremamente amedrontados com o acontecido.

São desconhecidas a autoria dos disparos e também o alvo dos executores.
Fonte: Bahia Acontece

terça-feira, 19 de outubro de 2021

 Página inicialjustiça

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

Foto: Reprodução / Instagram

Acusado de matar a namorada Kesia Stefany, o advogado criminalista José Luiz Meira Júnior pode ter a prisão preventiva transformada em domiciliar caso seja comprovada a "inexistência de unidade prisional compatível para recolhimento". A decisão foi do juiz Horácio Moraes Pinheiro, da Vara de Audiência de Custódia da Comarca de Salvador.

De acordo com a determinação, nesse caso, Luíz Meira deverá permanecer custodiado em sua residência e não poderá sair, exceto por motivos de saúde devidamente justificados ou para atender aos chamados judiciais do processo em questão.

A decisão judicial atendeu a argumentação da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA), que peticionou a sua "intervenção no feito, haja vista a condição de advogado" do acusado. Dentre as justificativas utilizadas pela instituição estão a de que o sistema prisional baiano não dispõe de "instalações e comodidades condignas para a manutenção da custódia do preso", o que feriria o Estatuto da Advocacia.

A defesa de Luiz Meira reiterou o pedido e foi adiante, alegando também que o jurista preenche os requisitos legais para responder ao processo em liberdade. Os advogados sugeriram também que a medida constritiva deveria ser substituída por medidas cautelares.

Para o juiz, não houve ilegalidade na prisão do suspeito. "Por fim, analisando o caso concreto, firmo entendimento de que as medidas cautelares previstas no artigo 319, da Lei 12.403/2011 são insuficientes e inadequadas para impedir novas lesões à ordem pública. Ademais, analisando as circunstâncias em que o delito foi cometido, decorrente de uma mera discussão de casal que mais uma vez culminou com o óbito da mulher, sendo que o Autor sequer permaneceu no nosocômio com vistas a inteirar-se da situação, já que relatou ter a mesma chegado com vida ao Hospital, resta indiscutível a gravidade concreta do crime, de modo que as medidas cautelares no presente caso não surtirão o efeito desejado".

A decisão diz ainda que não há elementos para autorizar, em um primeiro momento, a conversão para prisão domiciliar, "destacando-se, contudo, que na hipótese de efetivamente não ser disponibilizada tal locação, o pleito da nobre Defesa merece ser acolhido".

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (SEAP), através da Superintendência de Gestão Prisional, certificou a inexistência de uma Sala de Estado Maior, como preconiza a legislação acionada pela defesa do advogado.

No entanto, a pasta ressaltou que a gestão penitenciária do estado tem "recepcionado em custódia, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Centro de Observaçaõ Penal (COP), em cumprimento da decisão judicial".

Fonte: Bahia Notícias

 Página inicialPolicia

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA
Prisão do suspeito da chacina em Vila Velha-ES (Crédito: Foto Divulgação)

Ao agir de forma planejada, Salou da Silva Abner, de 25 anos, é suspeito de invadir terreno que afirma ser seu, matando 5 pessoas e deixando 4 feridas no bairro Darly Santos, em Vila Velha. As informações são do portal Folha Vitória.

De acordo com a polícia, o suspeito confessou ser o autor do crime, que aterrorizou os capixabas no último sábado (16). Alegou que teve sua propriedade invadida e resolveu se vingar.

As vítimas estavam em um churrasco quando foram surpreendidas e baleadas. Elas são: Elaine Cristina Machado, 49 anos, Felipe dos Santos, 31 anos, Claudionor Liberato, 59 anos, José Quirino Filho, 59 anos, e José Roberto, 54 anos, foram mortos na chacina.

Após deixar o local do crime, Salou registrou um boletim de ocorrência online falso, dizendo que tinha sido sequestrado por três homens. Segundo o delegado titular do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP) Vila Velha, Tarik Halabi Souki, o suspeito fez isso com a intenção de enganar a polícia.

De acordo com os policiais que realizaram a prisão, o rapaz estava escondido dentro do guarda-roupa em uma casa no bairro Primeiro de Maio, também em Vila Velha. Isso foi possível graças às denúncias anônimas, e uma ação conjunta entre a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Fonte: Istoé

 Página inicialBahia

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

Carro onde idoso levava criança sequestrada na Bahia — Foto: Divulgação/PRF

Um idoso de 70 anos foi preso na manhã desta terça-feira (19) suspeito de sequestrar uma criança de 11 anos no interior da Bahia. O resgate da criança ocorreu no trecho da BR-116, em Poções, no sudoeste baiano, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela prisão.

O idoso de 70 anos confessou ter abusado sexualmente da menina e disse que pretendia levá-la para São Paulo. O sequestro aconteceu na tarde de segunda-feira (18).

Conforme levantamento dos agentes da PRF, a garota tinha saído da escola no povoado de Iraporanga, município de Iraquara, na região da Chapada Diamantina, quando foi abordada e levada pelo idoso, que estava em um carro de cor prata. A polícia não detalhou se há algum grau de parentesco entre o homem e a criança.

De acordo com a PRF, a equipe que estava de plantão foi informada do desaparecimento da garota e iniciaram buscas pela região.

Quando os policiais avistaram o automóvel suspeito na altura do quilômetro 760 da rodovia, com dois ocupantes, parou o veículo e constatou tratar-se da criança sequestrada e do idoso.

Após confessar o crime e ser preso, o motorista foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. O Conselho Tutelar, assim como os pais da criança foram acionados. A PRF também solicitou auxílio de profissionais como psicólogo e assistente social. A criança será submetida a exame de corpo delito.

Fonte: G1 Bahia

 


AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

Foto: Reprodução/Vídeo/Redes Sociais

Um lavrador encontrou um bebê recém-nascido, por volta das 17h40 de segunda-feira (18), no povoado de Pau Seco, no distrito de Humildes, em Feira de Santana. Ao Acorda Cidade, Antônio Machado, conhecido no local como 'Toin do Boi', 71 anos, disse que ouviu um choro e quando se aproximou viu que parecia uma criança e chamou a neta que confirmou.

“Eu fui cortando capim no quintal para dar a um cavalo, aí tô ouvindo um negócio gritando atrás de mim, chorando. Aí achei que era um filho de gato, quando cheguei lá que olhei direitinho, vi as costas do menininho pra cima, aí chamei minha neta mais velha. Chamei, 'vem cá Carol', aí Carol veio e disse 'isso aqui é uma criança vovô'. Depois chegaram meu genro, meus filhos, meus sobrinhos. Depois meu filho veio e pegou, levou para a sede de Humildes e de Humildes levou pra Feira”, contou.


Eles foram à delegacia e a criança está no Hospital Estadual da Criança (HEC). No local ninguém suspeita de quem pode ser a mãe do garotinho.

Ao Acorda Cidade a assessoria de comunicação do HEC informou que bebê chegou por volta das 19h, e destacou que o Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Ministério Público proíbem que as unidades de saúde divulguem o estado de saúde dos pacientes internados na rede de assistência estadual.

Fonte: Acorda Cidade 

 



Na madrugada desta terça-feira, 19 de outubro de 2021, um homem de premone Armando, de aproximadamente 25 anos, foi encontrado morto, sem sinais vitais na avenida principal do Bairro Ladeira Vermelha, na cidade de Jacobina.

Segundo informações, o homem foi vítima de enforcamento, a Polícia Técnica foi acionada e a suspeita é de que o homem tenha tirado a própria vida.

A Guarda Municipal encontra-se no local e o Departamento de Polícia Técnica deverá recolher o corpo do vitimado, que ainda não teve a identidade revelada para o IML.
Fonte: Augusto Urgente!

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

 


Imagem ilustrativa | Foto: Divulgação / SSP-BA

Realizada semanalmente, em Salvador, para combater a poluição sonora, a Operação Sílere apreendeu 40 equipamentos de som entre os dias 15 e 17 de outubro. A ação é realizada de forma integrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e polícias Civil e Militar.

Segundo balanço enviado pela Sedur, ao longo do final de semana foram 681 denúncias e 133 bairros vistoriados.

Os equipamentos de som foram apreendidos nos bairros de São Marcos, Periperi, Liberdade, Ribeira, Boca do Rio, Pirajá, Fazenda Grande, Engenho Velho de Brotas, Sete de Abril, Rio Vermelho, Pau da Lima, Brotas, Vila Laura e São Tomé de Paripe.

Os bairros que registraram mais denúncias no final de semana foram Pituba, São Marcos, Itapuã e Rio Vermelho.

Fonte: Bahia Notícias