quarta-feira, 30 de junho de 2021

 


O Governador explicou que a retomada depende da redução dos casos de Coronavírus / Foto: Ag. A Tarde

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse, durante uma transmissão nas redes sociais nesta quarta-feira, 30, que se os números de contágio do novo coronavírus seguirem caindo no estado, será possível retomar as aulas nos próximas 15 dias na rede estadual. O petista ainda pediu o apoio dos prefeitos para a retomada da rede municipal de ensino.

“Estamos muito ansiosos pelo retorno às aulas porque é fundamental para a vida e futuro dos jovens o retorno das aulas. Inclusive, quero renovar meu pedido aos prefeitos para já irem aquecendo as turbinas das escolas municipais para a gente voltar com tudo”, afirmou o governador.

“Nós estávamos ontem com 75% e, se esse número se mantiver nesse patamar, ou inferior a esse, nos próximos 10, 15 dias, vamos voltar às aulas presenciais. Essa será a segunda etapa, chamada de modelo híbrido, com alguns dias presenciais e alguns remotos, para garantir que apenas metade dos alunos compareça a escola”, explicou.

Ainda de acordo com o governador, caso a taxa de contaminação e ocupação continue caindo, haverá migração para a fase três, que é 100% presencial. As aulas presenciais estão suspensas desde março de

Fonte: A Tarde

 


    Imagem da operação Casmurro quando foi deflagrada a segunda fase da ação, no início de junho    deste ano — Foto: Alberto Maraux /SSP-BA

Um delegado, três policiais civis, um agente administrativo e um empresário foram presos na manhã desta terça-feira (30), durante a terceira fase da Operação Casmurro deflagrada em Salvador e Seabra, cidade da Chapada Diamantina.

De acordo com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que integra a operação, a atual fase da ação trouxe novos indícios do envolvimento de policiais civis lotados na 13ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Seabra, com o tráfico de drogas, assim como possível lavagem dos ativos criminosos.

A nova fase ação, que prendeu seis pessoas preventivamente, conta com o MP-BA, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e das Promotorias Criminais e de Patrimônio Público de Seabra, em conjunto com a Força Tarefa de combate a crimes praticados por Policiais Civis e Militares, da Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA).

Além das prisões, a Justiça em Seabra autorizou a busca e apreensão em endereço residencial, que não foi divulgado. Foram apreendidos celulares, rádio comunicador, dispositivos de armazenamento de dados, dinheiro em espécie e documentos.

Histórico


Investigações da Polícia Civil descobriram, em junho de 2020, uma extensa plantação de maconha no Povoado de Baixio da Aguada, zona rural de Seabra, com previsão de colheita de três toneladas da droga.

A investigação revelou que os traficantes e os policiais, com o intermédio de um empresário da região, com grande influência na polícia local, estabeleceram propina de R$220 mil e a droga apreendida não foi completamente incinerada.

Os policiais permitiram a colheita do restante da droga, e ainda ajudaram a transportá-la dentro das viaturas da polícia, para armazenamento em propriedade rural do empresário, até que fossem finalmente enviadas para a cidade de Salvador.

 


No início da tarde desta quarta-feira, 30 de junho de 2021, o jovem Anderson Santos Fernandes, 21 anos, foi assassinado a tiros no Caminho 12, no Bairro Jacobina 4, na cidade de Jacobina.

Segundo informações, elementos em um veículo vermelho chegaram no local e efetuaram pelo menos 10 tiros contra o jovem que não resistiu e veio a óbito.

A Guarda Municipal e as policias Civil e Militar estiveram no local, aguardando a chegada do Departamento de Polícia Técnica, que recolheu o corpo do jovem para o IML de Jacobina.

Não há informações sobre a motivação do crime, que será investigado pela equipe do Dr Eduardo Brito, coordenador da 16ª Coorpin.

Fonte: Augusto Urgente!

quinta-feira, 10 de junho de 2021

 Página inicialJacobina

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

A cidade de Jacobina, no norte da Bahia, registrou dois novos tremores de terra entre esta quarta-feira (9) e quinta-feira (10). De acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que monitora a região, os abalos foram registrados às 22h40 desta quarta e às 05h06 desta quinta-feira.

Ambos os tremores tiveram magnitude 1.6 mR, considerada de baixa intensidade. Segundo o LabSis, não há informações de que moradores tenham escutado ou sentido o evento desta quinta-feira.

Na segunda-feira (7), outro tremor foi registrado no município, com magnitude preliminar um pouco maior, de 1.8 mR. O LabSis informou que segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado da Bahia, bem como informando as Defesas Civis local e estadual.

Entre fevereiro e março deste ano, pelo menos quatro abalos foram registrados em Jacobina. No dia 18 de março, ocorreram dois tremores, com magnitude de 2.2 mR e 1.7 mR. Em 3 de fevereiro, mais um abalo ocorreu na região. Com magnitude mais alta, de 2.7 mR, o tremor chegou a ser escutado pelos moradores da cidade.

 Página inicialBahia

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA
Foto: Reprodução/ Blogspot Unidades Policiais

Dois irmãos foram presos nesta quarta-feira (9) após confessarem tem matado o pai na cidade de São José da Vitória, no sul da Bahia.

Segundo a Polícia Civil, policiais militares apresentaram, na Delegacia Territorial de São José da Vitória, integrante da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna), dois homens que confessaram ter matado o pai, Agnaldo da Cruz Matos, de 42 anos.

De acordo com o registro de ocorrência, a dupla alegou ter assassinado o pai, porque a vítima havia tentado golpear um dos filhos com um facão.

Foram apreendidos uma espingarda calibre 32, um cutelo, um celular, munições e uma bucha com substância análoga a maconha. Foi lavrado o auto de prisão em flagrante da dupla.

 


AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

      
O apresentador Fausto Silva foi internado nesta quinta-feira (10) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e não fará as gravações do ‘Domingão do Faustão’.

Pela primeira vez, em mais de 32 anos, o veterano será um desfalque na emissora.

De acordo com o jornalista Daniel Castro, do Notícias da TV, os primeiros exames mostraram que Fausto está com infecção urinária.

Segundo a publicação, o estado de saúde do apresentador é bom, porém, pela necessidade de uma medicação intravenosa, que pode causar alterações nos quadros de glicemia e pressão arterial, os médicos decidiram manter Faustão internado até sábado (12).

A emissora não definiu o que será exibido na próxima edição da atração. O programa está com o quadro Super Dança dos Famosos no ar e neste domingo os artistas Dandara Mariana, Robson Caetano e Sophia Abrahão fariam a apresentação.

 


AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

                               Por: Reprodução/Redes Sociais Por: Redação BNews

Uma mulher foi presa em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, suspeita de matar o ex-marido e fritar seu pênis em uma frigideira. O caso ocorreu nesta segunda-feira (7), de acordo com o Uol.

O portal revelou que os policias encontram a vítima morta, sem roupas e mutilada. A família da suspeita afirma que ela sofria agressões físicas e psicológicas por parte do ex-marido, e já havia denunciado ele à polícia.

O casal ficou junto por 10 anos e se separou em 2019. Contudo, os dois ainda se encontravam e eram pais de dois filhos.

Na noite do crime, o ex-casal foi até uma lanchonete e houve uma discussão. Na ocasião, o ex-marido ficou raivoso e agrediu um filho do casal.

“A discussão continuou quando chegaram em casa e ele novamente, a ameaçou. Em um momento de descontrole, forte emoção e com medo de que ele atentasse contra a vida dela após diversas ameaças, ela acabou o matando”, afirmou a advogada Carla Policarpo, que representa a ex-mulher da vítima.

A irmã da vítima rejeita a tesa de legítima defesa e diz que o crime ocorreu por vingança de uma traição que o ex-marido teria praticado.

sexta-feira, 4 de junho de 2021

 



    ((Foto: Bruno Wendel/CORREIO))

Ao tomarem conhecimento da traição de um ex-integrante, traficantes do Comando da Paz (CP) optaram pela vingança na família do desertor. Eles executaram a dona de casa Franciléia Sodré, 41, na madrugada de anteontem, em Dias D'Ávila, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ela era a mãe de um rapaz que integrava a CP e debandou para a arquirrival Katiara.

Há uma semana, o então traidor participou de um ataque aos ex-comparsas e por volta das 2h30 da quarta-feira, 02, integrantes do CP retiraram Franciléia de dentro de casa e a mataram com tiros de escopeta na cabeça. O crime ocorreu no bairro de Varginha, área da Katiara.

A vingança se estendeu para a avó do desertor, identificada como Ana, que estava com Franciléia e foi baleada no abdômen. A idosa foi socorrida para uma UPA em Dias D'Ávila e posteriormente transferida para uma unidade médica em Salvador. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

         A dona de casa Franciléia foi morta porque o filho traiu a antiga facção (Foto: Divulgação)
                                                                                                                              
Sobre o crime, a Polícia Civil informou que o caso é investigado pela 25ª Delegacia Territorial (DT/Dias D'Ávila). A PC disse que, segundo informações preliminares, homens invadiram a casa de Franciléia e a retiraram à força do local, apesar da resistência da idosa.

"A Polícia Militar foi acionada para as buscas, mas já encontrou o corpo de Franciléia em via pública, com disparos de arma de fogo. Autoria e motivação ainda são desconhecida", diz nota da PC.

Desforra

Populares afirmam que o crime foi cometido por traficantes do CP por vingança, pois um dos filhos de Franciléia passou para o lado da Katiara e participou de um ataque com os novos comparsas no bairro da Concórdia, território do Comando da Paz.


"Ele foi visto entrando e saindo de um dos carros usados no ataque à CP, grupo que antes fazia parte. Filmaram ele com o pessoal da Katiara. A mãe não tinha a ver. Infelizmente ela pagou pelo filho", contou uma das fontes ouvidas pelo CORREIO, que preferiu não se identificar.

O crime aconteceu na Travessa Boa Esperança, da Rua Castro Alves, bairro de Varginha. A casa da Franciléia fica em local de poucas residências, mas testemunhas ouviram pelo menos duas vozes distintas de homens que bateram na porta procurando por ela. Ao atender, a idosa Ana foi logo baleada.

"Depois eles entraram e arrastaram a mãe do rapaz pelos cabelos para o lado de fora e a executaram em via pública com tiros de 12 (escopeta) ", disse a fonte, apontando para o local onde estava o corpo.

Um vídeo feito após a execução de Franciléia pelos próprios algozes circula nas redes sociais. Nas imagens, os bandidos aparecem efetuado mais disparos contra o corpo da dona de casa. Em outra imagem, os bandidos aparecem comemorando o feito exibindo as armas.

   PMs reforçaram a segurança na região para evitar novos ataques  (Foto: Bruno Wendel/CORREIO)

Após o crime, a Polícia Militar foi acionada. Por meio de nota, a PM informou que, de acordo com a 36ª CIPM, policiais da unidade foram até a Rua Castro Alves e foram informados de que “havia duas vítimas dos disparos e que uma já estava no hospital. Foram realizadas rondas na região, e, a outra vítima foi encontrada caída ao solo na Travessa Boa Esperança”, diz o texto.

Na manhã de ontem, polícias da 36ª CIPM reforçaram o policiamento no local. Unidades circularam por vários pontos e realizaram abordagens a carros, motos e também nos moradores. A intensão, disse a PM, é aumentar a sensação de segurança nos bairros de Varginha e Concórdia e adjacências, pois há risco iminente de novos ataques dos dois lados.

"A guerra não vai parar tão cedo. O pessoal da Katiara já disse que não vai perdoar a morte da mulher, uma inocente", disse outra fonte ao CORREIO.

Fonte: Correio