quarta-feira, 29 de abril de 2020

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA


O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 60 dias para que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro seja ouvido pela Polícia Federal e apresente provas das acusações que fez contra o presidente Jair Bolsonaro. A ordem está no inquérito aberto na segunda-feira, pela Corte, para apurar se o chefe do governo tentou interferir politicamente na PF para ter acesso a investigações e a relatórios de inteligência do órgão. Caso sejam confirmadas as denúncias, o comandante do Planalto poderá responder por uma série de crimes, entre eles o de obstrução de Justiça. Moro, por sua vez, estará passível de indiciamento por denunciação caluniosa e crime contra a honra se não conseguir comprovar as acusações.

A PF vai ouvir o ex-juiz já sob o comando do novo diretor do órgão, Alexandre Ramagem. Delegado federal, ele coordenou a segurança de Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018 e se tornou amigo próximo da família do presidente. Além disso, há outra pessoa próxima dos Bolsonaro em uma posição estratégica: André Mendonça, novo ministro da Justiça.

No pedido de abertura de inquérito, aceito pelo STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, indicou que a investigação teria como objetivo apurar o possível cometimento de uma série de crimes. Entre os delitos indicados pelo PGR estão falsidade ideológica (Sergio Moro negou ter assinado a exoneração do então diretor da PF, Maurício Valeixo, publicada no Diário Oficial); coação no curso do processo (ameaça para interferir em processo em interesse próprio); advocacia administrativa (patrocinar interesse privado diante da administração pública); prevaricação (faltar ao cumprimento do dever por interesse ou má-fé); obstrução de Justiça (tentar impedir investigação) e corrupção passiva privilegiada (deixar de denunciar um ato ilegal de autoridade superior para auferir de sua proteção).

Sem complicação

O ministro Gilmar Mendes, do STF, disse, ontem, que o inquérito sobre o caso deve ficar pronto em 90 dias. Entretanto, segundo ele, se a investigação demorar até novembro, poderá ficar sob a relatoria do ministro que Bolsonaro indicará para a Corte. Nesse mês, o atual relator, Celso de Mello, vai se aposentar. A avaliação de Mendes foi feita durante uma live.

“São depoimentos que podem ser colhidos rapidamente, eventualmente juntada de provas, comunicações… Não me parece algo que exija perícias, algo extremamente complicado, de modo que pode ser que em 90, 120 dias, isso já esteja concluído”, enfatizou o ministro.

Ao fim das investigações, se a PGR denunciar criminalmente Bolsonaro, a Câmara dos Deputados precisa autorizar o avanço do processo. Se os deputados derem o aval, o STF decidirá se recebe ou não a denúncia. Em caso de recebimento, o presidente é afastado por 180 dias, se torna réu e passa a responder a um processo criminal. Já no caso de a Câmara não autorizar o prosseguimento do processo, a denúncia fica suspensa até o fim do mandato do presidente.

Produção de provas

A fase inicial do inquérito inclui atividades como produção de provas, coleta de documentos, quebra de sigilos, oitivas de testemunhas, perícias e todas as medidas necessárias para esclarecer os fatos narrados.

Fonte: Correio Braziliense
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

Um homem identificado como Marivaldo de Zé Pequeno, e a companheira dele, uma mulher de nome Cíntia, foram assassinados a tiros por volta das 16h desta quarta-feira (29), na rodovia BA-131, precisamente na chegada do contorno de acesso à BR-324, no município de Jacobina.

Segundo informações colhidas no local pelo Jacobina Notícias, os dois estavam em uma moto e seguiam no sentido Caém-Jacobina quando dois homens a bordo de um carro branco abriram fogo e atingiram Marivaldo. O motociclista e a mulher caíram, mas Cíntia ainda tentou fugir correndo às margens da rodovia. Porém, ela foi alcançada e baleada com um tiro nas costas, morrendo no local. Os assassinos ainda atiraram no rosto de Marivaldo antes de deixarem o local.

Uma pessoa que conhecia o casal contou ao JN que eles residiam na cidade de Saúde. Um irmão de Cíntia foi assassinado há pouco tempo. A Polícia Civil vai apurar a autoria e motivação do duplo assassinato.

A Polícia Militar está no local isolando a cena do crime. Os corpos das duas vítimas serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina.
Fonte: Jacobina Notícias

terça-feira, 28 de abril de 2020

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

Na tarde da última sexta-feira, 24, policiais militares do 5º Pelotão, sediado em Ourolândia, receberam denúncia anônima dando conta que na localidade conhecida como Angical pertencente ao povoado da Barra, em Mirangaba, em uma propriedade rural existia movimentação de veículos e pessoas e em atitudes suspeitas.

Diante das denúncias, o Major PM Flailton Oliveira, comandante da 24ª CIPM, convocou policiais militares da guarnição Sertão Avançado para dar apoio na ação, onde juntos deslocaram para a localidade. Ao chegarem às proximidades de uma das propriedades, avistaram uma residência a uma distância de 200 metros. Os policiais, de maneira cuidadosa e técnica, deslocaram em direção à residência e, ao se aproximarem, foram recebidos a tiros de arma de grosso calibre vindo de um matagal nos fundos da residência.

Devido ao teor da periculosidade, de imediato os policiais se abrigaram e deu início ao revide a injusta agressão. Houve uma breve troca de tiros, onde os policiais, usando de técnicas de incursão em caatinga, progrediram em direção aos disparos. Momento em que, os agressores cessaram os disparos dando a oportunidade na continuidade da progressão do policias em direção à área dos disparos, porém iniciou-se novo confronto, cessando minutos após.

Os policiais seguiram firme na diligência, deparando-se com um grande plantio análogo maconha. Em ato contínuo, foi realizada uma varredura minuciosa, no intuito de localizar os marginais, porém sem obter êxito, por empreenderem fuga pela caatinga de difícil acesso, tomando rumo ignorado. Durante a varredura da área, na tentativa de localizar os marginais, foram localizadas vestimentas camufladas, bem como cápsulas de projéteis em calibre 7,62 e 9mm.

As dimensões do plantio surpreenderam a equipe, onde não se tratava somente de um plantio, mas sim de cinco, sendo três prontas pra colheita e dois recém-plantados. Também foram observados mais dois viveiros imensos de mudas, além de vários sacos contendo a mesma substância pronta para o consumo. De imediato, os policiais acionaram a Delegacia de Polícia, bem como o DPT que esteve no local fazendo a perícia, contabilizando cerca de 100 kg de erva pronta para o consumo, 126 mil pés numa área de 10.700 metros quadrados e 2 viveiros com imensa quantidade de mudas.

Após o trabalho desempenhado pelos prepostos do Departamento de Perícia Técnica, foi iniciada a erradicação e incineração do plantio sendo necessário o uso de uma retroescavadeira. É válido salientar que, no mês de março a 24ª CIPM erradicou outra propriedade com 190 mil pés de um plantio semelhante, demonstrando assim dos preparados policiais do militares desta unidade PM.

"Parabenizo todos os policiais militares destacados para a missão. Mesmo em tempos difíceis de Pandemia, onde nossos destemidos profissionais estão mais vulneráveis em razão das atividades de linha de frente no combate ao crime, não mediram esforços e de forma corajosa, brava e destemida, realizaram mais uma vez uma excelente e valorosa ação, erradicando e destruindo grande quantidade de droga, que só traria malefícios a comunidade", disse o Major PM Flailton Oliveira.






Vitor Costa - Subtenente PM

Secom 24ª CIPM

segunda-feira, 27 de abril de 2020

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

Na tarde desta segunda-feira, 27 de abril de 2020, o um homem conhecido como Edemilson da Noza perdeu o controle do veículo que pilotava, um Uno, vindo a sair da pista e colidir com uma árvore na região de Lagoa do 33, município de Ourolândia.

Segundo informações do Sertão Livre, Ademilson foi socorrido para atendimento com suspeita de fraturas nas pernas para o Hospital de Ourolândia, podendo ser transferido devido a gravidade dos ferimentos. Já sua esposa Lucenir que também estava no carro também foi socorrida se queixando de dores.

Não há informações sobre a real causa do acidente, que deixou o veículo totalmente destruído. 
Fonte: Augusto Urgente!

domingo, 26 de abril de 2020


AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA
O presidente Jair Bolsonaro teria definido Jorge Oliveira como novo ministro da Justiça e Segurança neste domingo (26). A informação de que o secretário-geral da Presidência da República vai assumir a função foi divulgada inicialmente pela CNN Brasil.

Já era de interesse do atual presidente que Jorge Oliveira aceitasse o cargo de ministro e o anúncio oficial deve sair em breve.

No último sábado (25), o novo ministro esteve em reunião com Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Oliveira assume o posto de Sérgio Moro, que pediu demissão esta semana. 

O governo já escolheu também Alexandre Ramagem como novo diretor da Polícia Federal. Atualmente, ele dirige a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e vai assumir o cargo no lugar de Maurício Valeixo, que foi exonerado pelo presidente.
Fonte: Bahia Notícias 
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

O WhatsApp anunciou na tarde desta sexta-feira (24), através do Twitter oficial do facebook, atual dono do aplicativo, uma novidade envolvendo a ferramenta. Agora é possível que os usuário possam fazer chamadas de vídeo com até oito pessoas.

A atualização chegou em um momento em que o número de chamadas de vídeo e áudio feitas pelo WhatsApp mais que dobraram, comparado a 2019, em países afetados pela pandemia do novo coronavírus.
Fonte: Varela Notícias

sábado, 25 de abril de 2020

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

Após o ex-mistro Sergio Moro vazar para o Jornal Nacional, da Rede Globo, a troca de mensagens com o presidente, Bolsonaro publicou no Twitter, neste sábado (25), uma foto dele com o então ministro abraçados no desfile do dia 7 de Setembro.

Jair Bolsonaro comparou o vazamento de mensagens entre ele e o ex-ministro com o episódio da chamada VazaJato – que expôs diálogos de membros da Lava Jato sem o consentimento de Moro, através do site Intercept, do jornalista Glenn Greenwald. À época, Moro e o procurador do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol, sofreram ataques de políticos, entidades e representantes de instituições. Moro chegou a ser convocado para prestar esclarecimentos em comissões no Congresso Nacional, onde negou a veracidade das conversas e classificou o vazamento como criminoso.

Fazendo uma referência entre o episódio da VazaJato e o vazamento de conversas entre ele e Moro ao JN, Bolsonaro publicou no Twitter: "Vaza Jato começou em junho de 2019. Foram vazamentos sistemáticos de conversas de Sergio Moro com membros do MPF. Buscavam anular processos e acabar com a reputação do ex-juiz. Em julho, PT e PDT pediram prisão dele. Em setembro, cobravam o STF. Bolsonaro no desfile do dia 7 fez isso".

Fonte: Jacobina Noticias
Na noite deste sábado, 25 de abril de 2020, ocorreu um grave acidente automobilístico na BR 324, próximo ao Aeroporto 2 de Julho, altura do Bairro Mutirão em Jacobina.

Segundo informações, uma pessoa veio a óbito jo local. Um carro tem placa de Ourolândia e não há detalhes sobre o acidente.
Fonte: Augusto Urgente!

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA
O empresário João Claudino Fernandes faleceu no final da manhã desta sexta-feira (24) em um hospital particular de Teresina. Aos 89 anos, ele lutava contra um câncer e foi internado há dias depois que apresentou agravamento do quadro clínico.

João Claudino é reconhecido pela história de sucesso do Grupo Claudino, que começou com o Armazém Paraíba e se expandiu com várias outras empresas presentes em vários estados do país. 

Veja a trajetória 
João Claudino nasceu em 21 de junho de 1930 na cidade de Luís Gomes, na divida da Paraíba com o Rio Grande do Norte. Viveu na cidade até os 5 anos quando mudou-se para a cidade de Cajazeiras-PB. Lá, o pai Joca Claudino e o avô materno Adelino da Silva abriram uma loja com o nome de Santa Teresinha. O empresário faleceu aos 89 anos nesta sexta-feira (24) vítima de câncer de próstata.

O pequeno João começou a trabalhar no comércio da família e teve ali a primeira experiência dos os negócios. Logo depois atuou como estagiário nos Correios, mas teve de abandonar a função depois que recebeu a missão do pai de tocar uma bodega. A experiência da família  com confecção levou João Claudino fechar o bodega e investir na venda de máquinas de costura com o pai. 

Com a seca na Paraíba em 1958, a família buscou novos mercados. Mudou-se para Bacabal, no Maranhão, onde acreditava ser uma boa alternativa. Em 19 de julho de 1958 abriu ali o Armazém Paraíba. A loja atraiu o público pelas promoções e as facilidades. O crescimento do negócio levou a abertura de filiais em outros municípios do Maranhão. 
A prosperidade fez com que João Claudino buscasse uma capital para expandir o empreendimento. Escolheu Teresina pela posição geográfica estratégica. Inaugurou a matriz do Armazém Paraíba em terras piauienses em 1968.  Dali seria fácil abastecer e gerir a rede.

O Armazém Paraíba deu origem a uma história de sucesso do Grupo Claudino, que abriga hoje indústrias, agência de publicidade, construtora, gráfica, frigorífico e shopping centers. 

João Claudino casou com Socorro de Macêdo Claudino em 1961. Da união nasceram João Vicente Claudino, Cláudia Claudino, João Claudino Júnior, Alayde Christine e João Marcelo. A matriarca da família faleceu aos 74 anos vítima de câncer na coluna em novembro de 2011.
Fonte: Portal o Dia

sexta-feira, 24 de abril de 2020


Nesta quinta-feira, 23 de abril de 2020, assessoria de imprensa da Prefeitura de Jacobina emitiu uma nota nas redes sociais, para desmentir um caso de Coronavírus no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho.

Em um áudio uma mulher ainda não identificada narra que um homem acabou sendo transferido para Salvador com o Covid-19 e que funcionários do hospital haviam feito a higienização da portaria, pedindo para que as pessoas saíssem do local para evitar contaminação.

O Dr Everson Matt, diretor do hospital, publicou um áudio para dizer que trata-se de um fake news. Que não existiu esta situação e toda a saúde bem trabalhando dia e noite para dar o melhor suporte em saúde para a população de Jacobina e região. Disse ainda que se fosse real, não seria conduzido desta forma, qualquer atendimento a um paciente com o quadro de Coronavírus. Principlammente de uma forma escondida da população, como foi colocado no áudio.

Nota da Prefeitura 
Fake News: Áudio que fala sobre suposto caso de coronavírus em Jacobina é falso.

A Prefeitura de Jacobina por meio da Secretaria Municipal da Saúde informa que, um  áudio que circula nas redes sociais sobre um suposto caso de COVID-19 em Jacobina é falso.
Fonte: Augusto Urgente!
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

O presidente da República, Jair Bolsonaro, exonerou a pedido Maurício Leite Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal.

O decreto com a exoneração de Valeixo está publicado no Diário Oficial da União 

desta sexta-feira (24).

O documento é assinado pelo presidente da República e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Fonte: Agência Brasil

Começa a ser pago a partir desta sexta-feira (24) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que em geral costumava ocorrer em julho, foi antecipado neste ano como uma medida para reduzir o impacto da pandemia do novo coronavírus no país. 

A medida que começa hoje é válida para aqueles que recebem 1 salário mínimo e segue até o dia 8 de maio, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Já quem possui a renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados entre 4 e 8 de maio, conforme a Tabela de Pagamento 2020. 

A segunda parcela do benefício será paga entre 25 de maio e 5 de junho. 

Também em virtude do cumprimento de quarentena e em respeito ao isolamento social, o governo interrompeu o atendimento presencial no INSS e suspendeu a necessidade de prova de vida para recebimento dos benefícios. As agências estão fechadas até o dia 30 de abril, com possibilidade de prorrogação do prazo a depender do curso da pandemia de coronavírus no país.

O órgão orienta que todos os serviços prestados presencialmente, relativos a aposentadoria, pensões por morte ou auxílio-doença, sejam feitos pelo aplicativo Meu INSS, pelo portal gov.br do governo federal ou pela central de atendimento telefônica 135.

Fonte: BNews

Confira calendário: