Quando falamos em desinformação na internet, o “câncer” (ou formas de se prevenir ou curá-lo) é figurinha carimbada. Os telefones celulares também sempre aparecem em fake news. Na história de hoje, um “jênio” conseguiu fazer a mágica de juntar celular e câncer em uma só história.
Um vídeo está deixando muita gente intrigada na internet. As imagens mostram um telefone celular “cercado” de pedaços de palha de aço (no Brasil, o famoso Bombril). Quando o aparelho recebe uma ligação, o Bombril começa a pegar fogo. Junto ao vídeo, há alertas que apontam que a radiação do telefone celular causou o processo e que ela afeta o sistema nervoso, o sono e causa câncer. Leia e assista:
Dorme com o celular pertinho de você e a RADIAÇÃO que ele libera, VOCÊ não vê, porém, o BOMBRIL te mostra. Afeta Sistema Nervoso, o sono e causa câncer.
As imagens e o alerta são muito impressionantes. Mas será mesmo que a tal palha de aço pegou fogo por causa da radiação do celular? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.
De cara, a mensagem e o histórico desse tipo de boato já nos causaram desconfianças. O texto em questão tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar fontes confiáveis.
Com uma “pulga atrás da orelha”, fomos atrás de mais informações sobre as “acusações contra o telefone celular”. É fato que os celulares emitem radiação e que há diversos estudos para mensurar possíveis danos. Porém, não há qualquer evidência ou comprovação científica de que ela faça mal.
Se há dúvidas em relação ao mal que o celular pode causar, sobre o vídeo não há dúvida alguma. Ele é fake mesmo. A primeira evidência disso está em um teste feito por um youtuber aqui do Brasil. Ele colocou os telefones celulares na “posição de combustão” com o Bombril e, como vocês podem ver, nada aconteceu.
Mais uma busca e descobrimos que a balela foi desmentida nos Estados Unidos e na Croácia. De acordo com o site Faktograf, a história se espalhou com críticas à tecnologia 5G na Croácia. Já de acordo com o site Snopes, o vídeo nada mais é do que fruto de uma edição. Eles conseguiram “matar a charada” diminuindo a velocidade da filmagem. Com a filmagem em velocidade baixa é possível perceber que o “fogo se acende” fora da palha de aço (em uma camada acima).
Nenhum comentário:
Postar um comentário