segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Julgamento de Lula será crucial para definir cenário eleitoral na Bahia em 2018



O julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, agendado para esta quarta-feira (24), é mais do que uma página importante no cenário político brasileiro. O episódio será também um divisor de águas para a campanha eleitoral de 2018 no plano federal, mas com impactos diretos na corrida baiana. 

A presença ou ausência de Lula na disputa pode ser um divisor de águas não apenas para os candidatos, mas também para as coligações no entorno de Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM) – caso este último confirme a candidatura. No caso do petista, Lula é um puxador de votos nato e, na Bahia, tem condições de transferir capital eleitoral com facilidade. 

Com o ex-presidente no palanque, Rui seria catapultado ante uma candidatura pouco competitiva atrelada ao adversário. Além disso, com a candidatura de Lula, partidos como PP e PR, que atualmente flertam com a oposição, marchariam com o PT nos planos federal e estadual, o que manteria Rui confortável com tempo de TV e musculatura política. Apesar de uma nova onda vermelha não ser tão impactante como no passado, uma coalisão de partidos grande tornaria Rui um candidato praticamente imbatível, uma batalha árdua demais para ACM Neto deixar a prefeitura de Salvador para a aventura. 

A questão do PP e do PR, inclusive, impactaria diretamente na articulação política do democrata, que ainda tenta atrair as legendas para o lado dele. Tanto que, quando fala da eventual candidatura ao Palácio de Ondina, o próprio Neto admitiu que o cenário de indefinição em torno de Lula terá influência no processo eleitoral de 2018. Logicamente, ele fazia referência ao plano nacional. Entretanto todos sabem que também queria falar de como a Bahia vai reagir à manutenção ou à mudança da sentença de Sérgio Moro contra o ex-presidente no TRF4. E, se Lula não for candidato, o cenário pode ser ainda mais de difícil previsão. Como já virou usual nas rodas políticas: tudo pode acontecer, inclusive nada. 

Sim, o julgamento de Lula é muito mais importante para o eleitor comum do que se pode imaginar. E para os baianos será crucial para saber como será também a eleição para governador.

Nenhum comentário: