quarta-feira, 7 de março de 2018

Aerogeradores começam a ser montados no Complexo Eólico Campo Largo



Um novo cenário está se formando no alto da serra, no município de Umburanas. Quem chega à cidade já consegue visualizar as primeiras Torres Eólicas do Complexo Campo Largo ganhando forma. O primeiro segmento de torre, equipamento de sustentação do aerogerador, foi erguido no dia 29 de janeiro e deu início a uma nova fase do empreendimento, a montagem. Atualmente as equipes trabalham em 18 torres, em diferentes estágios de instalação.

“A montagem eletromecânica representa uma etapa significativa da segunda metade da obra, pois engloba todos os componentes principais, como: torre, nacelle, hub e pás. Ela complementa a fase anterior, ou seja, os guindastes utilizam as plataformas e as torres de aço são encaixadas nas fundações de concreto nas quais trabalhamos durante todo o ano de 2017”, destacou o gerente da obra, Murilo Boselli.


As torres dos aerogeradores estão sendo fabricadas na cidade de Jacobina. Feitas de aço, são divididas em quatro segmentos, que juntos somam 89 metros de altura.

 Segundo Boselli, a previsão é de que esta etapa seja finalizada no mês de outubro de 2017. “Quando a montagem dos componentes principais de algumas torres estiver finalizada, iniciaremos o comissionamento dos aerogeradores, fase na qual eles serão testados e logo após, a energia começará a ser gerada”, afirmou o gerente.

Em sua primeira fase, o Complexo Eólico Campo Largo contará com 121 aerogeradores, com capacidade total instalada de 326,7 MW ;ele deve começar a operar comercialmente em janeiro de 2019. 

Nenhum comentário: