sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE DE OUROLÂNDIA REALIZA 3ª


A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COM APOIO DA PREFEITURA INICIOU NO DIA 19-07 A REALIZAÇÃO DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE, NUM TOTAL DE 06 PRÉ-CONFERÊNCIAS COM A FINALIZAÇÃO EM 03-08 E A III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE OUROLÂNDIA  OCORREU  NO DIA 10-08, NO CENTRO DE QUALIFICAÇÃO PROFESSOR PEDRO EDSON, TENDO COMO TEMA CENTRAL: “TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA E PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO”.
AS CONFERENCIAS DE SAÚDE CONSTITUEM  ESPAÇOS ONDE O CONTROLE SOCIAL ATRAVÉS DA PARTTICIPAÇÃO POPULAR COLOBORA COM AS  DECIDIÇÕES DOS  RUMOS DA POLÍTICA DE SAÚDE  NO MUNICÍPIO, ESTA PARTICIPAÇÃO CONTRIBUI PARA CONSTRUÇÃO DE UM SUS MAIS JUSTO, HUMANO E IGUALITÁRIO PARA TODOS.
 A 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 200 INSCRITOS, DENTRE ESTES, GESTORES, TRABALHADORES DE SAÚDE ,  USUÁRIOS DO SUS E DELEGADOS ELEITOS NAS PRÉ-CONFERÊNCIAS LOCAIS .  O PREFEITO CÍCERO OLIVEIRA, A SECRETÁRIA DE SAÚDE  JOSICLÉA REBOUÇAS, A DIRETORA DA 16ª  REGIONAL DE SAÚDE, DRª KÁTIA ALVES E DIVERSOS COLOBORADORES DE SAÚDE ESTIVERAM PRESENTES E PARTICIPARAM DAS DISCUSSÕES,  COLOCANDO EM PRÁTICA A ESCUTA QUALIFACADA PARA MELHORIA DO ACOLHIMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, ALÉM DE REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DE PENSAR E PLANEJAR  A SAÚDE  DE FORMA REGIONAL, RESPEITANDO ASSIM OS PRINCÍPIOS DE HIERARQUIZAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO PARA OFERTA DE ATENDIMENTO INTEGRAL AO CLIENTE ATRAVÉS DO FLUXO EM REDE.
 OS CONFERENCISTAS, DR. JOSÉ ALVES JÚNIOR,  ALLEX MACÊDO E MÁRCIA BORGES, FIZERAM A EXPOSIÇÃO DE TEMAS REFERENTES A MELHORIA DO ACESSO, O CONHECIMENTO DA REDE DE SERVIÇOS DE SAÚDE  E PACTUAÇÃO MUNICIPAL.
AO FINAL FORAM ELEITOS DEMOCRATICAMENTE 04 DELEGADOS QUE IRÃO PARTICIPAR DA 8ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE NA CIDADE DE SALVADOR EM SETEMBRO E DEFENDER AS PROPOSTAS APROVADAS NA ETAPA MUNICIPAL.
NA OPINIÃO DA SECRETÁRIA FORAM  MOMENTOS DE APRENDIZAGEM E DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA AS LOCALIDADES, MOMENTO DE AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO LOCAL DE SAÚDE E DE PROPOSIÇÕES PARA A MELHORIA DA POLÍTICA MUNICIPAL DE SAÚDE  QUE POSSIBILITARÃO O FORTALECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO SUS.

Nenhum comentário: