domingo, 26 de abril de 2015

Detalhes
Notícia postada no dia 26/04/2015


SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva disse na noite desta sexta-feira, durante abertura do Congresso Municipal do PT, em São Paulo, que há um movimento no país "para criminalizar o PT". Segundo Lula, se alguém cometeu algum ilícito ao captar dinheiro para financiar campanha tem que pagar, mas ele acha que não está nada provado contra o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.
O petista reconheceu que o partido vive um momento muito difícil, mas que todos os dirigentes precisam se unir para voltar a tornar o partido forte.
- Temos que levantar a cabeça. Somos milhões e não será pelo erro de um ou dois que vamos permitir que o partido acabe. Quem acreditar nisso vai quebrar a cara - disse Lula em clima de campanha eleitoral com os petistas gritando slogans de Lula para presidente em 2018.
 Lula reconheceu que, diante das críticas que fazem ao PT, o partido tem defendido o financiamento de campanhas sem dinheiro de empresas.
- Mas eu tenho certeza que os outros vão continuar a pegar dinheiro das empresas. Como o PT não pode ser igual aos outros, temos que dar o exemplo e fazer diferente.
O ex-presidente reconheceu que, com a crise envolvendo o partido, muitos petistas ficaram sem discurso para defender o partido nas ruas.
- O PT está parecendo um muro de lamentações. Por isso, precisamos dar argumentos a militância para a defesa do partido. A gente construiu o PT para vender utopias, e nenhum sociólogo imaginou que em 20 anos construiríamos um partido que já governa o país há 16 anos.
Segundo lula, o governo Dilma também enfrenta dificuldades, mas o PT não pode permitir seu "fracasso".
- O fracasso de Dilma será o fracasso do PT, e o fracasso do PT será o fracasso de Dilma. Então não podemos fracassar. Mas temos que dizer ao PT qual a estratégia que vamos adotar no segundo mandato e qual a política industrial que vamos ter no segundo mandato - disse lula.
Lula disse que o PT não pode aceitar retrocessos como o do projeto da terceirização.
- Isso nos faz voltar a década de 30. Para ele, o ajuste fiscal já foi feito, mas o partido tem que ficar vigilante na garantia dos direitos dos trabalhadores.
- Dilma está mantendo as conquistas sociais, mas se ela tiver dificuldades em vez da gente se afastar temos que chegar junto dela e empurrar. Tenho certeza que ela ainda vai terminar o mandato com maior aprovação. Não custa lembrar que ela já teve 75%. O Globo

Nenhum comentário: