quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Assim como as Rádios AM, as Rádios FM devem desaparecer no futuro

Parte das lembranças afetivas de muita gente, salvação para quem está no trânsito parado sem nada para fazer. A rádio FM, xodó de muitos, está com os dias contados. E já começou a desaparecer. A Noruega vai ser o primeiro país de todo o mundo a abandonar as transmissões de rádio FM e se tornar totalmente digital. 

O governo norueguês argumenta que o projeto é uma maneira de reduzir gastos e custos. Segundo as autoridades norueguesas, manter a rede FM tem um alto custo, principalmente de manutenção. A estimativa é de uma economia de até US$ 200 milhões para cada emissora.

Como funciona uma rádio digital

O chamado rádio digital, assim como o rádio analógico, é um sistema de radiodifusão que utiliza o espectro eletromagnético para transmitir sons. No caso do rádio analógico, o sinal de áudio é modulado diretamente em FM ou AM. No digital, o áudio é primeiramente digitalizado e sua sequência binária é modulada por algum padrão de codificação digital para então ser transmitido pelo ar de forma muito semelhante à uma rádio analógica, envolvendo tradicionais elementos como torre e antenas.

Entre as principais vantagens do rádio digital sobre o analógico podemos citar: melhoria na qualidade do áudio, multiprogramação, transmissão de dados (textos, fotos, informações de trânsito, alertas de emergência, etc.), cobertura de uma mesma área com menor potência e a otimização do espectro eletromagnético.

Nenhum comentário: