quarta-feira, 31 de julho de 2013


A Agerba e os pais de família

A Agerba - Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia - está agindo em Jacobina com grande zelo, promovendo autuações em cima dos motoristas de vans que fazem o importante transporte alternativo para cidades e povoados da região.
Ao mesmo tempo em que a agência estadual pega no pé dos pais de família do transporte alternativo, o governo Wagner negligencia, deixando de fazer a manutenção das estradas que estão intransitáveis na região de Jacobina, especialmente o trecho que liga a Lages do Batata, na BA-368, e o trecho que liga o Paraíso a Capim Grosso, na BR-324.
Os motoristas das vans que transportam passageiros diariamente, em sua luta pela sobrevivência, estão sendo muito prejudicados em função dos buracos e das irregularidades nas estradas de Jacobina, tendo que arcar com prejuízos e mais prejuízos para consertar pneus, rodas e peças danificados praticamente todos os dias.
Mas o pior é que tudo leva a crer que o motivo principal dessa fiscalização intensa que está ocorrendo contra os motoristas do transporte alternativo foi o protesto ocorrido há alguns dias, com bloqueio da estrada, em que os moradores e motoristas fizeram uma justa reivindicação: a recuperação do piso da estrada, que, por sinal, está intransitável.
Os condutores de veículos recolhem impostos e taxas, como o IPVA, o que faz do governo devedor quanto às más condições das rodovias baianas, especialmente da nossa região.
Ou seja, um governo que não faz a sua parte não tem moral nenhuma para punir ninguém.
Como o governador Wagner só vem para cá de avião, infelizmente ele não sente na pele e na coluna os males que essa buraqueira toda provoca à saúde dos veículos e das pessoas.
E uma pergunta não quer calar: por que a Agerba não age com a mesma eficiência em relação à empresa de ônibus que presta serviços de péssima qualidade, enviando para Jacobina os seus piores veículos?
Mas nem tudo está perdido: no ano que vem haverá eleição para o governo do Estado e o povo de Jacobina e da Bahia poderá dar o seu recado nas urnas, assim como vem fazendo nas manifestações contra o descaso, a desfaçatez e a incompetência na gestão pública.

Nenhum comentário: