sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Detalhes
Notícia postada no dia 10/01/2014

Aitzaz Hasan, o adolescente de 15 anos que morreu tentando deter um homem-bomba em uma escola no Paquistão, é saudado agora como herói no país.
Na última segunda-feira (6), o jovem, que estava do lado de fora da escola porque havia chegado atrasado, abordou o homem-bomba enquanto ele tentava entrar no colégio, que fica na cidade de Hangu, no noroeste do Paquistão.
Dois colegas que estavam com o jovem fugiram do local após avistarem a bomba, mas Aitzaz agarrou o homem. Incapaz de impedi-lo de detonar sua bomba, o adolescente morreu depois no hospital devido aos ferimentos causados pela explosão.
Aitzaz agora é elogiado por salvar a vida de cerca de 2.000 estudantes que estavam na escola naquele momento. "Meu filho fez a mãe dele chorar, mas livrou centenas de mães de chorar a morte de seus filhos", disse o pai do garoto, Mujahid Ali Bangash.
Bangash trabalha nos Emirados Árabes Unidos e só pôde chegar à aldeia de Ibrahimzai, localizada em uma área de Hangu dominada por muçulmanos xiitas, um dia após o funeral de seu filho. "Há um punhado de pessoas no mundo que são mártires, e eu sou agora um daqueles pais orgulhosos cujo filho está entre eles", disse à agência de notícias AFP.
"Muitas pessoas estão vindo me ver, mas, se elas tentam me dar pêsames, digo-lhes para me felicitar por me tornar o pai de um mártir", afirmou. "Eu serei ainda mais feliz se o meu segundo filho também sacrificar a sua vida pelo país", concluiu.
Sherry Rehman, ex-embaixador do Paquistão nos Estados Unidos, escreveu no Twitter: "O mártir de Hangu Aitzaz Hasan é o orgulho do Paquistão. Deem a ele ao menos uma medalha".
Nas redes sociais, Aitzaz foi abraçado como herói nacional por lutar em um momento em que a maioria dos políticos está desesperada em busca de uma solução negociada com os grupos militantes, estratégia condenada por muitos especialistas em terrorismo.
"Nós vivemos em uma terra onde uma criança teve que dar a sua vida lutando contra um flagelo que nossos líderes deixam para trás", escreveu Zarrar Khuhro, do jornal ‘Dawn‘.

Ataques suicidas são cada vez mais comuns no Paquistão. Relatório divulgado no início da semana Instituto do Paquistão para Estudos de Paz revela que os ataques suicidas aumentaram 39% em 2013, quando foram registrados 46 casos. Fonte: UOL

Nenhum comentário: