sexta-feira, 21 de agosto de 2015

ÁGUA
“Passamos três ou quatro dias sem água”, diz morador do Lagoa Dourada, em Jacobina
Os moradores do Conjunto Habitacional Lagoa Dourada I, em Jacobina, estão passando por muitas dificuldades devido a falta de água constante no bairro
Os moradores do Conjunto Habitacional Lagoa Dourada I, em Jacobina, estão passando por muitas dificuldades devido a falta de água constante no bairro. O problema se arrasta há mais de um ano, dizem os moradores, e nenhuma providência foi tomada pela Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento -, no sentido de resolver a questão.

A senhora Idenildes Alves de Melo conta que é comum as crianças do bairro deixarem de ir à escola por falta de água para tomar banho, segundo ela, falta até mesmo para beber. “Tomo banho e guardo essa água pra depois usar, sabe? pra economizar. Eu fico sem água por dois, três dias. Imagine as demais pessoas que têm dois, três filhos. Os meninos não estão indo à escola por falta de um banho, nem água pra beber nós não temos”, desabafa a senhora Idenildes.

“Eu gostaria de saber da Embasa o seguinte: se pobre não come, não veste, não toma banho? Porque a conta, sucessivamente, todos os meses está aqui, no mesmo valor. Como é que se paga uma conta de água que nós não gastamos? me responda, por favor”, questiona a senhora. Dona Idenildes também reclama da falta de iluminação pública no bairro, pois o local é muito escuro e isso deixaria os moradores apreensivos, com medo de saírem em determinados horários.

Quando questionada sobre a limpeza pública, a senhora disse que “acha excelente, que eles [os garis] passam todos os dias recolhendo o lixo”, mas lembra que “falta educação das pessoas”, pois, segundo ela, muitos moradores colocam os lixos para fora “depois que o carro passa”.

Mais reclamações
Outra moradora do bairro, Joselita de Souza, também denuncia a falta constante de água no Lagoa Dourada I. “Quando eles [Embasa] desligam a água, já tá faltando no tanque. Isso não pode acontecer, porque nós pagamos. Não podemos nem trazer um parente na casa da gente, porque quando traz falta água, é uma vergonha”, disse Joselita ao Jacobina Notícias.

Gilson Santana, também morador do bairro, disse que “a solução seria a construção de um reservatório maior”, que comportasse mais água. “A gente passa muita dificuldade de água aqui. Passamos três ou quatro dias sem água nenhuma aqui nos tanques da gente”, disse Gilson.

Durante as entrevistas, o Jacobina Notícias questionou sobre outros serviços essenciais prestados para os moradores do bairro, como transporte público, segurança e lazer. As maiores reclamações são sobre a falta de água e iluminação. Sobre o transporte público e limpeza, os entrevistados disseram estar satisfeitos com os serviços. Jacobina Noticia.


 
 
Ver Foto
 
 
Ver Foto

Nenhum comentário: